quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vale de Telhas, aldeia sem futuro ?


Vale de Telhas é um caso de figura que deveria ser estudado na universidade.
Embora tenha obtido foral de D. Dinis em 22 de junho de 1289, Vale de Telhas não evoluiu muito tanto económicamente como nas mentalidades.
Um dos exemplos é o passado recente da aldeia e do concelho de Mirandela. Desde o 25 de abril de 1974, os partidos de esquerda nunca ganharam a eleição para a junta de freguesia que, como a câmara municipal de Mirandela, tem estado nas mãos da direita enquanto que o poder nacional passou de um partido paro o outro e vice-versa.
Em Vale de Telhas, a influência da Igreja católica foi grande durante muitos anos e fez com que os maus hábitos se instalassem nesta pequena aldeia transmontana.
Continuou-se a trabalhar a terra, os emigrantes quase só regressaram para gozar da reforma e os jovens continuam a partir. Vale de Telhas tornou-se numa aldeia triste, como outra qualquer onde não dá vontade de se instalar para viver.
Portanto, a aldeia tem um grande potencial e se houvesse um pouco de vontade política e de união da população, podia-se transformar num pequeno paraíso.
Quando a sorte bateu á porta com a chegada dos fundos comunitários deveria-se ter transformado a aldeia numa pequena vila moderna e dinâmica.
Gastou-se dinheiro mal gasto sem ter em conta o interesse de toda a aldeia.
Destruíu-se o moinho de água que estava situado mesmo na aldeia, não se renovou um outro situado no local a que chamamos a "azenha do ti Mário". Esses dois moinhos poderiam fazer parte de um roteiro turístico da região. São só dois exemplos, mas há mais.
Quem diz turismo diz economia e benefícios. Aos turistas, poderiam-se vender os produtos da terra que são de qualidade, podia-se abrir um ou dois comércios (loja colectiva para venda dos produtos, restaurante, etc) e criar vários postos de trabalho.
Fala-se agora de construír uma casa mortuária. Eu preferia que se construísse antes uma câmara frigorífica que permitisse aos agricultores de conservar os seus produtos e obter melhores preços dos compradores sem estarem sempre com medo de terem que deitar tudo para o lixo por não o poder conservar.
Falhou-se também a construção de um centro de dia para as pessoas idosas e de uma sala polivalente para os jovens da aldeia. Porque não se podem separar uns dos outros. Uma sociedade é antes de tudo um conjunto de pessoas que vivem juntas. Cada um dá ao outro o que tem ou o que sabe e todos se enriquecem com este convívio.
Na época em que o mundo inteiro está ligado pela internet, Vale de Telhas ficou atrás e ainda hoje não há um único computador com ligação internet onde cada habitante possa ter accesso a um espaço de liberdade.
Fizeram-se algumas coisa boas. Vale de Telhas foi uma das primeiras aldeias com rede de esgotos e com água canalizada em todas as casas. Porém, ainda há tanto para fazer.
Cada vez que há eleições e embora quase nimguém perceba nada de política, há sempre um campo que tenta neutralizar o outro e é de assinalar a incapacidade de fazer alguma coisa em conjunto, de levar para a frente projectos que sejam do interesse de toda a comunidade, de preparar o futuro para que a aldeia continue a existir daqui a mais mil anos.
Portanto, tudo isso é possivel. Se houver vontade para o fazer. Se houver vontade para se ir para a frente. Se houver vontade de ver outra coisa que a ponta do nariz.
Mas quando o sábio mostra a lua com o dedo, o idiota so vê o dedo !
Esse é o nosso problema. Espero que o próximo presidente da junto de freguesia assim como o futuro presidente da câmara municipal de Mirandela façam parte daqueles que vêm a lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário