quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A maravilha desconhecida

Pois é, tavez você não saiba mas temos na nossa terra uma maravilha embora não lhe deia-mos o valer que ela merece.
.
Não é nehum tesouro, não é qualquer coisa antiga. A nossa maravilha renova-se todos os anos e é o resultado do saber das nossas gentes.
O que será então essa maravilha ?

A batata ! Sim, a batata de Trás-os-Montes.
Como é que uma simples batata pode ser uma maravilha ? Então nunca comeu uma batata que não presta para nada, que não tem nada a ver com as batatas de Vale de Telhas ? Não reparou na diferença ?

A nossa batata tem algumas qualidades que lhe são próprias. Antes de tudo, ela é homogénea dentro da variedade a que pertence. Outra particularidade, quando é cortada, não é oca e a sua consistência é também homogénea. O seu sabor é adocicado mas sobretudo o seu teor médio de amido é muito superior ao normal e apróxima os 78% o que é bastante raro nas batatas.
Os métodos utilizados pelo agricultor, a sua experiência, a técnica constante fazem o resto.

Os gestos que todos conhecemos e que parecem não ter importância são essenciais para o gosto e o aspecto da batata de Trás-os-Montes.
Estrumar, a forma dos regos, o espaço entre as batatas quando são semeadas, mas também o facto de alternar as plantações nas terras, são elementos importantes para a nossa batata
.
Por isso tudo, mas também pela qualidade das nossas terras, podemos utilizar a denominação de « batata de Trás-os-Montes », como outras aldeias em volta (Vale Gouvinhas, Bouça , Fradizela, Possacos, etc). Porém, Vale de Salgueiro ou Cabanelas ja não têm direito a esse nome, as condicões  de produção já não sendo as mesmas. Estranho, não é ?

Temos pois um produto extraordinário, que não sabemos valorizar nem pôr no mercado. A nossa batata pode-se utilizar de qualquer maneira, cozida, frita, assada, é sempre um prazer quando chega à mesa.

E bom não esquecer que antes do final do século XVI não havia batatas na Europa e que os primeiros tubérculos foram trazidos do Perú pelos conquistadores  espanhóis. Mas a batata já era cultivada há 8000 anos e até havia espécies selvagens há 15000 anos no Chile.
Hoje em dia ainda existem no Perú e na Bolívia cerca de 100 variedades selvagens e 400 variedades indígenas de batatas cultivadas.

A batata tem uma grande importância na alimentação da humanidade embora só agora comece a chegar à Africa ou à Asia.
Para nós, é um alimento como outro qualquer, tão habituados que estamos a que ela faça parte do nosso dia a dia. A partir de hoje, talvez se olhe para uma batata com um olhar diferente, cheio de admiração.

E quando comer uma batata, aprecie o gosto da batata de Vale de Telhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário