domingo, 7 de novembro de 2010

Santo Ildefonso, o padroeiro

Todos nós sabemos que em Vale de Telhas o dia 23 de janeiro é o dia da festa de Santo Ildefonso. Porém, quem será capaz de dizer quem foi o padroeiro de Vale de Telhas ?

Pequenos ou grandes, todos pedimos um dia uma graça a este santo a quem os nossos antepassados confiaram a nossa terra. Mas um santo não é só um pedaço de pau num altar. E uma força enorme que nos acompanha, é uma presença discreta ao nosso lado.
 
Santo Ildefonso, nunca fez nenhum milagre em Vale de Telhas. Talvez um dia, quem sabe, se a nossa prece for bastante forte para que as nossas palavras cheguem até aos seus ouvidos.

Santo Ildefonso nasceu em Toledo, na Espanha, no ano 606 ou 607 (séc VII). Os seus pais eram nobres e teve uma boa educação. Um dos seus primeiros professores foi o seu tio, Santo Eugénio,  bispo de Toledo que depois o enviou para Sevilha, junto de outro professor, Santo Isidoro.

De regresso a Toledo, com a vontade de evitar os perigos do mundo, entrou num mosteiro da Ordem de S. Bento. Pouco tempo depois, foi escolhido pelos monges como superior do mosteiro quando da morte do anterior.

Quando morreu o seu tio, foi também nomeado bispo de Toledo. Foi um bispo próximo do povo, que guiou  com dignidade. Fez muitos milagres e passou uma grande parte da sua vida a defender a virgindade de Nossa Senhora. Escreveu numerosos livros dos quais o mais conhecido é « De Viris Illustribus » (Vidas Ilustres).

Mas Santo Ildefonso teve sobretudo a sorte de ter sido visitado por Nossa Senhora. A aparição passou-se perante testemunhas que tiveram medo daquela luz quando iam entrar na igreja. Nossa Senhora deu-lhe uma casula (roupa de sacerdote para as celebrações liturgicas) para lhe agradecer o seu fervor e o seu empenho na defesa da Virgem Maria.

Foi bispo de Toledo nove anos e dois meses. Quando morreu, em 667, foi enterrado na basilica de Toledo. Quando os mouros invadiram a Espanha, o seu corpo foi transferido para a igreja de S. Pedro, na cidade de Zamora onde é venerado ainda hoje.

Talvez ninguém saiba dizer desde quando foi escolhido para ser o padroeiro de Vale de Telhas. O que lhes posso dizer, é que a partir de hoje, muitos de vocês vão olhar para ele de outro modo, como se o conhecessem melhor. E como Zamora não é muito longe, talvez alguém tenha a ideia de organizar uma visita a este santo que até nos tem protegido bastante bem.

1 comentário:

  1. Esqueci-me de lhes dizer uma coisa. A festa de Sto Ildefonse, dia 23 de janeiro, nem sempre foi como nos a conhecemos.
    Antes, era dia santo, por isso não se trabalhava, havia uma missa e uma procissão. Sto Ildefonso dava a volta à igreja nos braços do sacristão e o povo seguia. Não havia andores, nem baile.
    Havia so fé...

    ResponderEliminar